segunda-feira, 24 de junho de 2013

A Versalhes brasileira...


Dorival Ari Bogoni (Autor de "Brasil XXI, Posse e Conquista -Desafios para a Integração")
 
Em 1789, a população de Paris provocou a queda da Bastilha e deu início à Revolução Francesa. Uma das principais causas do levante foi o gasto excessivo da construção do monumental palácio de Versalhes, de encher os olhos e causar admiração até o presente. A população francesa decidiu buscar remédio às prementes necessidades sociais. A guilhotina deu solução fácil e rápida a muitos problemas. O resto é história!
A história se repete sob nossos olhos em Brasília. Não só na capital federal, mas em dezenas de cidades brasileiras. A nossa Versalhes se chama Arena, as várias sedes da próxima copa de futebol, monumentos grandiosos do atual desgoverno brasileiro, superfaturadas e destinadas a proporcionar pão e circo à patuleia brasileira e a encher os bolsos de minorias e monopólios, geridos pela gananciosa e toda corrupta FIFA . Como tudo tem limite, a farra teria que acabar um dia. Em 17 de junho de 2013, o Brasil disse de viva voz, BASTA!
A população começou a despertar e assumiu a cidadania! As manifestações em massa e seus cartazes dizem tudo. A nossa revolução toma curso. SALVE O POVO BRASILEIRO! Os governantes ficaram e estão sem voz e sem ação. Foram pegos de surpresa.  Será?! A presidenta correu junto ao seu guru e guia para aconselhamento. Nunca se preocupou com a constituição e a legalidade. Possui assessoria ideológica própria e aconselhamento pessoal de seu ‘insuperável guru’. Chegou a São Paulo muda e saiu calada, bem ao feitio de seu criador, que, nos momentos difíceis, nada sabe nada ouve, nada diz. O Brasil está acéfalo. Não há mais governo.
DILMA, ASSUMA... OU SUMA! RENUNCIE! Faço meu e abuso do trocadilho que a Dilma criou e adora. Presidenta Dilma, procure os seus e o Lala. Vocês se entendem e complementam. Lala, lala e ...lá lá lá. E só lalalá. Dilma, o exercício do poder e de liderança não é tarefa para sargentona; exige o conhecimento a ciência e a arte de general. Você, como marionete de seu criador, ainda não disse e mostrou a que veio. FORA DILMA ENQUANTO HÁ TEMPO!
O Congresso emudeceu. Ninguém defendeu a Casa do Povo. Fugiram em pavorosa. O poder está vago. No caso de Dilma fora, o vice nem sabe que existe e terá de ir junto. O Congresso, esvaziado, já saiu em debandada vergonhosa. Tudo vago e mudo.  Pela Constituição, o presidente do STF assumirá pela ordem. Afortunadamente, encontra-se o Joaquim, homem sério, responsável e, como ele próprio demonstrou, está preparado para enfrentar embates e desempenhar cargos de relevo na República.
FORA DILMA E SUA CAMARILHA, UM JOAQUIM LÁ ... SEM LALALÁ. A população exige mudanças.  Não há lideranças. Não há estadistas neste País.  Joaquim teria a têmpera para mudar o Brasil. Reforma política já. Redução do Congresso à metade, bem como seus vencimentos. Idem para o número de ministérios. Fim das mordomias. Ficha limpa obrigatória. Limite de mandatos. Extinção de cargos comissionados.  Princípios a serem respeitados pelos estados da federação. Prefeituras, desde que possuam arrecadação mínima para sua administração e sobrevivência. Vereadores sem remuneração, como em TODOS os demais países do mundo.  É um bom começo. POLÍTICA NÃO É PROFISSÃO... É VOCAÇÃO.
Haverá motivo para a indignação das massas? Para que ouvir opiniões alheias? Basta consultar o seu coração! Não haverá surpresa. Uma carga tributária de sufocar o cidadão. Inexistência e ineficiência do estado. Poucas oportunidades de crescimento pessoal. Burocracia revoltante e desnecessária. Cartões corporativos. Bolsas família, presidiário, sem-terra, sem-teto ... sem- vergonha. Comissão da Verdade?!
 
Agricultores expulsos, para demarcação de reservas indígenas’, que não param de crescer, e só a FUNAI conhece e reconhece. Precária infraestrutura de transportes, portos e aeroportos. Perdão de dívidas a ditadores; empréstimos milionários sem retorno, a países ideologicamente corretos e afinados com o atual desgoverno. Só se paga conta. Nada em troca. Sistemas de educação, transporte público e saúde calamitosos. Inexistência de segurança e regalias a menores infratores e criminosos de toda ordem. BASTA DE CORRUPÇÃO, IMPUNIDADE E ASSISTENCIALISMO!
Interessante o posicionamento da imprensa durante a cobertura dos movimentos sociais, de modo especial em Brasília. A toda poderosa TV Globo e seus  ventríloquos se escondiam e se protegiam nos topos dos prédios públicos. Tem medo de que? Não conseguem definir, ou mais uma vez querem esconder as aspirações da multidão? Na tela só aparece violência, e a rede se abstém de mencionar as multidões que se manifestam ordeira e pacificamente. Fazem o mesmo com o futebol, que lhes interessa e manipulam a bel prazer?
Não estava um país das maravilhas até ontem? Basta de manipulação de verdades e meias verdades, de notícias tendenciosas, de monopólio da informação, de sujeição ao poder, da destruição de valores, da defesa de interesses próprios em detrimento do país! BASTA DE IMPRENSA COMPRADA E SUAS VERDADES!
E as nossas Forças Armadas?  Houve perseguição, descaso, abandono e desprezo dos últimos desgovernos, mas continuem no silêncio e cumprindo a missão. A sociedade confia nos seus militares. As pesquisas o corroboram. Não intervenham. O Exército deve manter-se fiel ao seu passado e permanecer democrático, ater-se à defesa do interesse nacional; seguir com as multidões, ombro a ombro. Nem pensar na tomada do poder pela força, ou assumir diretamente o governo.
BRASIL ACIMA DE TUDO. As manifestações devem seguir seu curso e manter o ímpeto. Agora é hora de mostrar a estes canalhas e políticos corruptos que seu lema é para valer: O POVO, UNIDO, JAMAIS SERÁ VENCIDO. ESTÃO PROVANDO DE SEU PRÓPRIO VENENO. AVANTE BRASIL!
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário