segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Janela de Brasília(II)


1-Um dos vários mistérios deixados pelo governo anterior do Distrito Federal, de Agnelo Queiróz, foi a contratação, em 2012, de uma empresa de consultoria de Cingapura, a Jurong Consultants, para fazer o planejamento estratégico do Distrito Federal para os próximos 50 anos. O contrato teve o valor de 4,25 milhões de dólares (quase 15 milhões de reais em câmbio de hoje). Até agora não se sabe, porque não se divulga, como anda a execução desse contrato.

2-Falando em planejamento estratégico para o Distrito Federal, também permanece em silêncio oficial o projeto de implantação do Trem de Alta Velocidade, o “trem bala”, projeto que seria a marca registrada do governo Dilma Rousseff e que pode ser um fator de sua permanência até o final do seu mandato, apesar das ameaças de impeachment. Por trás desse projeto, haveria o “imperativo categórico” de integração nacional.

É um sistema de transporte ferroviário de alta velocidade de passageiros e compreenderia quatro ligações: Rio/São Paulo, Brasília/Goiânia, Belo Horizonte/Curitiba e Campinas/Triângulo Mineiro.

3-Há muitos focos de incêndio no cerrado do Distrito Federal, como sempre ocorre no período de inverno, quando as chuvas desaparecem em junho, para retornar somente em outubro, mês em que acontece a “chuva do caju”, que produz o cajuzinho do cerrado - fruto delicioso e com cores amarela e vermelha. Essa chuva tem até data: dia três de outubro.

Os incêndios matam animais silvestres e espécies vegetais nativas e levam a ameaça à população, seja pelo fogo, seja pela fumaça que encobre o céu e dificulta a visão de motoristas e pilotos de avião. Não faltam criminosos que ateiam fogo no cerrado seco.

4-.O Zoológico de Brasília, onde se constataram maus-tratos a alguns animais, tem que ser repensado, em vez de desativado. Alguns felinos estressados serão transferidos para Cotia (SP), onde há um zoológico em condições de recuperá-los.

Um zoológico tem importância para Brasília e merece maiores investimentos? Claro que sim.  Todo projeto bem sucedido aqui, na Capital da República, pode ser reproduzido no resto do País e até mesmo em países vizinhos. Em contrapartida, um projeto malsucedido gera repercussões muito negativas.

5-Belos gramados contornando a Ponte da Bragueto, no Lago Norte, foram convertidos por tratores e escavadeiras em estranhos e irregulares montes de terra, sobre os quais nasceram grama, deixando a paisagem poluída pelas formas estranhas e sem nexo. A obra foi do governo Agnelo Queiroz, no conjunto da ampliação da pista que liga Sobradinho ao Plano Piloto.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário