terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

Janela de Brasília (XXXIII)

1. Hoje experimentei o óleo de côco, extraído a frio, como substituto da manteiga ou do azeite-de-oliva. O sabor é delicioso e me faz indagar por que o tal óleo ficou de fora do mercado de consumo, deixando espaço nas prateleiras e mesas para óleos diversos, como os de soja, girassol, amendoim, arroz, algodão, canola, etc., se a produção de côco no Brasil é imensa.
Há 50 anos, era muito consumida a gordura-de-côco hidrogenada, que era produzida pela  Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro -SANBRA-, mas  não era um produto muito saudável. Vinha numa lata azul, em bonita embalagem, e ficou na lembrança de muitos brasileiros a marca "Carioca".
 
2. Os chineses estão investindo pesado na produção de soja e milho nos municípios  situados nos arredores do Distrito Federal, entre os quais Formosa, São João da Aliança, São Gabriel e Alto Paraiso, em Goiás. Campos vastíssimos dessas produções se abrem a cada dia podendo levar ameaça ao santuário ecológico da Chapada dos Veadeiros, onde as terras planas atraem os produtores. Como o santuário é reconhecido internacionalmente, espera-se que seja devidamente protegido pelo governo brasileiro.
 
3. Essa "mosquita" que a Presidenta Dilma Rousseff inventou para fêmea do mosquito da dengue ainda vai picar muita gente do governo. É um neologismo inoportuno para quem está ameaçada de impeachment e, seguramente, não teria passado pelo crivo do marqueteiro João Santana, denunciado pela Operação Lava Jato.
 
4. Muita gente apaga as luzes de suas casas, quando Dilma e Lula aparecem na campanha eleitoral  do Partido dos Trabalhadores - PT- pela televisão. É o início de um boicote ao partido e seus líderes, pela onda de corrupção que assola o Brasil.
 
5. Lua cheia com muito calor  resulta em chuvas esparsas no Distrito Federal, mas há quem reclame ainda da pouca chuva para enchimento dos reservatórios de água potável. O Lago Paranoá está com água ainda abaixo do nível ideal, pois ilhotas ainda podem ser vistas perto da ponte da Bragueto, na Asa Norte, ótimo local para observação.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário