quinta-feira, 19 de maio de 2016

Janela de Brasília (XXXVI)

1.Desconheço a razão de o presidente em exercício, Michel Temer, ter extinguido o Ministério da Cultura, incorporando-o como secretaria ao Ministério da Educação, voltando-se à antiga e bem sucedida sigla do MEC -Ministério da Educação e Cultura-. Comenta-se que Temer deve repensar essa medida diante de protestos do meio artístico, mas engana-se quem pensa que ele o faria por medo dos artistas. Ele é capaz de tricotar com quatro agulhas, como diria Delfim Netto.
 
Mas, numa rápida avaliação que fiz, diante dos dados existentes e divulgados, mais de 60 milhões de reais foram destinados a um grupo de artistas, entre os quais Chico Buarque, Gilberto Gil e Caetano Veloso, com base na Lei Rouanet. A cantora Cláudia Leite recebeu cerca de 5,8 milhões de reais para editar sua autobiografia, que ninguém leu até agora.
 
Muitos artistas contemplados com valores significativos protestaram contra o impeachment de Dilma difamando o Brasil junto ao Papa e ao Festival de Cannes, na promoção do filme Aquarius, o que mostra que os artistas brasileiros, com honrosas exceções, como Fernanda Montenegro, gostam mesmo é de mamar nas testas do Estado, ainda que haja 11 milhões de desempregados vagando como zumbis pelo País.
 
2. Chuva em Brasília em pleno meado de maio, como aconteceu ontem e hoje, não é novidade, mas talvez seja das mais desejadas pela população, quando  esta começa sentir o hálito da seca que se prolonga até outubro.
 
3.O clima em Brasília é de estresse para milhares de funcionários públicos comissionados que foram nomeados durante os 13 anos do governo do Partido dos Trabalhadores -PT- e agora estão sendo exonerados pelo Governo Temer. Muitos devem permanecer  por mérito demonstrado durante o exercício da função, mas outros tantos cederão seus lugares aos novos apaniguados que chegam. Comissionado é como retrato na parede: É fácil por, mas difícil tirar...
 
4.O pontal do Lago Sul é chique e dotado de bons bares e restaurantes. O modelo bem que poderia ser aplicado ao pontal do Lago Norte, perto da ponte da Bragueto, que tem grande potencial turístico, o mesmo ocorrendo  com a "Prainha" no Lago Norte, que reúne milhares de banhistas nos finais-de -semana.
 
5.O "Governo de Brasília" (assim Rodrigo Rollemberg se proclama) vem deixando de lado a limpeza urbana nas cidades-satélites, dando oportunidade para novos focos de doenças se propaguem. O lixo continua se acumulando no Paranoá, no Itapuã, em Santa Maria, no Recanto das Emas,etc.E pensar que, nos EUA, lixo é luxo, uma riqueza extremamente disputada por empresas de reciclagem...
 
6.Aviso aos navegantes: Caso escape da "Operação Lava Jato, Dilma Rousseff vai renunciar, para poder voltar à vida pública.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário