quinta-feira, 11 de agosto de 2016

"Janela de Brasília XL"

1.Muito veículo nas ruas do Distrito Federal causa a impressão de uma "Babel Candanga". São milhares de motoristas que vão e vêm com impressionante fluxo imposto pelo horário de funcionamento das repartições públicas. Nos dias de jogos das Olimpíadas, o fechamento de algumas vias tornou tudo mais caótico.
Esse trânsito se torna mais nervoso à medida em que vai chegando o impeachment da presidenta afastada Dilma Rousseff. Tem gente que chega do interior do País para assumir cargos no novo governo e gente que se prepara para sair da Capital perdendo seu emprego.Uma verdadeira balbúrdia social, que se reflete nos restaurantes, nas lojas e nos bancos.Aliás, os estabelecimentos oficiais (Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil)  estão sempre lotados e com suas agências eletrônicas funcionando a meio vapor, como se houvesse alguma "OperaçãoTartaruga nessa fase política.
 
2.A falta de chuvas no Distrito Federal não afeta o abastecimento de água para a população e nem sugere qualquer medida de racionamento, pois o Lago Paranoá, segundo se noticia, se apresenta razoavelmente cheio. Mas o crescimento populacional recomenda que o governo se empenhe mais numa campanha  permanente para o uso racional do precioso líquido, porque há muito desperdício.
 
3.Numa pesquisa espontânea junto à opinião pública, eu teria curiosidade de saber quais são as três personalidades mais populares do Distrito Federal, nestes 56 anos de existência de Brasília. Acho que as respostas seriam Juscelino Kubitscheck, Joaquim Roriz e Ulisses Guimarães, que ajudaram a consolidar a nova capital. Mas, se me perguntassem, eu me lembraria do empresário Paulo Octávio, o levantador de edifícios.
 
4.Aumenta no Distrito Federal a prática dos condomínios residenciais de adoção de síndicos profissionais para sua administração, ficando o subsíndico da chapa oficial eleita como espécie de adjunto para casos emergenciais. Os condomínios com moradores idosos são os que mais adotam síndicos profissionais, que oferecem seus serviços a dois, três ou mais prédios.
 
5.Quebra da safra de milho no Distrito Federal torna o ´produto mais caro no mercado, principalmente para alimentação do gado, dos porcos e das aves. O sorgo vem sendo bem produzido como opção para as rações, mas não tem o mesmo prestígio do milho.
 
6. A seleção masculina de futebol brilhou no jogo contra a Dinamarca vencendo de 4x0, além de ter dado um show de passes e conjunto. Neymar não marcou até agora nenhum gol, mas desequilibrou neste jogo. Dizem que jogou com o sutiã da Marta, a nossa Pelé de saias... Quero ver se desta vez ganhamos a medalha olímpica de ouro, porque a seleção principal de Tite é uma incógnita, diante das distorções que acometem o futebol brasileiro dentro e fora do campo. Gabriel Jesus e Gabigol são extraordinários...
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário