quinta-feira, 5 de abril de 2018

Lula já pode ser preso

O Supremo Tribunal Federal -STF- do Brasil, por seis votos a cinco,decidiu suspender liminar concedida ao ex-presidente Lula para impedir sua prisão, após ter sido condenado por corrupção  pelo juiz Sergio Moro, da Operação Lava Jato, em sentença confirmada pelos juízes do Tribunal Regional Federal da 4a.Região. em Porto Alegre.
 
No total, Lula foi condenado a 12 anos de prisão e praticamente alijado da disputa eleitoral à Presidência da República, tornando-se um ¨ficha-suja¨. Até o próximo dia 10, a prisão de Lula poderá ser efetuada, após o julgamento de embargos declaratórios contra a sentença no Tribunal Regional Federal em Porto Alegre. Tais embargos não serão acolhidos pelo Tribunal.
 
A tensão marcou a sessão do STF, quando vários juízes tentaram livrar Lula da prisão valendo-se do recurso jurídico da presunção de inocência e do esgotamento de todos os recursos possíveis de defesa, mas a maioria apertada decidiu acompanhar o voto do relator, ministro Fachin.
 
Pairavam no ar, de forma marcante, advertências dos comandantes do Exército, general Villas Boas, e da Aeronáutica, brigadeiro Rossato, no sentido de que as Forças Armadas não ficariam indiferentes diante de uma possível decisão pela impunidade de Lula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário