segunda-feira, 16 de julho de 2012

Impávida frustração de Nimrod


Encontro, casualmente, numa loja em Brasília, meu colega jornalista João Bosco Rabelo, colunista político de “O Estado de S.Paulo” e um dos mais lúcidos analistas políticos da atual geração, além de inquieto observador das transformações tecnológicas que afetam a imprensa e a política.
Ambos nos queixamos da velocidade com que se processa a informação no mundo virtual, colocando os jornais a reboque da web e obrigando-os a apelar para a análise dos fatos já exaustivamente divulgados na véspera.
As revistas também sofrem os efeitos da superação dos fatos: Se, antes da internet, tinham que fazer análise, hoje, muito mais, têm que fazer investigação para conseguirem agregar ao leitor substâncias para juízos de fato e de valor às suas matérias de capa.
Outro aspecto que mereceu, em nossa troca de idéias, especial consideração é a dimensão da informação na internet: Simples notícia, fotografia, livro ou vídeo pode atrair a atenção de milhões de internautas e garantir minutos, horas, dias, meses ou anos de fama negativa ou positiva para o autor e os personagens envolvidos. Fama nacional e internacional.
Inúmeros sites, blogs e redes sociais multiplicam o conteúdo impactante do fato a escalas superiores à capacidade de absorção do raciocínio humano, que, quase que por intuição, tenta estabelecer uma seleção caótica dos signos, significados e significantes, para repassar à sociedade a realidade que a cerca.
Em termos políticos, essa velocidade e dimensão dos fatos e idéias na internet confundem os governos e governados, causando descompasso entre as ofertas e as demandas do sistema político e, consequentemente, gerando processos entrópicos e perda de governabilidade. Governar tornou-se um desafio tão difícil quanto arar no mar, razão pela qual não há atualmente um estadista que obtenha reconhecimento mundial.
Esse é um problema de comunicação política, pois diz respeito à velocidade de circulação das mensagens e dos condicionamentos das ofertas (outputs) e demandas (inputs) do sistema. Curtos circuitos nessa comunicação podem gerar distorções no regime de governo, como ditadura ou anarquia, sempre resultantes da perda de qualidade na comunicação. Democracia e Liberdade se transformam em instituições cada vez mais abstratas, e menos reais.
Se não há comutação adequada entre governantes e governados, ou entre si nas próprias categorias, o processo político se torna desconstrutivo. Por exemplo, a tipologia da democracia, da cidadania ou da justiça social, no mundo inteiro, apresenta variações conforme cada cultura, mesmo com o advento da internet e da globalização. Democracia tem um significado na Ásia e outro na Europa: ditadura idem; cidadania para a América do Sul tem um significado; para a América do Norte outro. Justiça social é um conceito um tanto vago para muitos países.
Quando as nações mais desenvolvidas, com respaldo de centros de poder como a ONU, o FMI, Banco Mundial, etc., tentam impor modelos políticos, econômicos e sociais, pouca importância dão ao fato de que o gargalo dos seus objetivos se encontra na comunicação.
Há nações que têm tecnologia nuclear e não conseguem até hoje convencer boa parcela de sua população a usar vasos sanitários ou lavar as mãos antes das refeições. E quando conseguem superar tais desafios, como, por exemplo, os países escandinavos e a Alemanha, são obrigados a realimentar o processo educativo com elevados gastos na comunicação, sob o risco de registrarem retrocessos em suas conquistas de superação de barbáries dos paganismos nórdico e germânico, que incluíam sacrifícios humanos.
A cultura não se transmite hereditariamente, como enunciou o antropólogo Claude Levi-Strauss, após suas pesquisas com indígenas brasileiros e, consequentemente, a seu ver, a civilização consiste na permanente “desanimalização” do homem.
Poder e dominação mundial consistem na imposição de civilização, mas, por acaso, os grandes impérios de que temos conhecimento pela história se caracterizavam por uma civilização “desanimalizante”, como sugere. Strauss? E pode-se afirmar que a civilização ocidental em algum momento foi “desanimalizante”, diante das atrocidades cometidas por dominadores?
Não há um modelo-padrão de comunicação entre governantes e governados, governantes e governantes, governados e governados, por mais que se criem tipologias teóricas e científicas em torno da idéia de um governo universal sobre uma massa universal de governados.
Desaparecem os estadistas,porque desaparecem os estados nacionais, sem que esteja definido um modelo sucedâneo. A Torre de Babel permanece impávida frustração de Nimrod...




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