sábado, 7 de abril de 2018

Lula preso segue para a cadeia em Curitiba

O ex-presidente Lula foi preso   pela Polícia Federal hoje à noite, 27 horas depois de decretada sua prisão pelo juiz Sérgio Moro. Lula vai fazer um exame de corpo de delito na Polícia Federal em São Paulo e depois embarcara para Curitiba no aeroporto de Congonhas, na capital paulista.
 
A prisão de Lula ocorre sem violência e dentro dos planos da Polícia Federal, que teve que buscar Lula dentro do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo, onde milhares de militantes tentaram impedir o comboio policial de conduzir o ex-presidente.
 
Pela primeira vez um ex-presidente brasileiro é preso por corrupção e o impacto de ser o primeiro operário a presidir o País. com enorme carisma, foi maior junto às classes mais humildes. Lula foi condenado a 12 anos e um mês por corrupção, mas ainda responderá a outros processos por corrupção.

sexta-feira, 6 de abril de 2018

Lula desobedece ordem de prisão

O ex-presidente Lula continua refugiado no Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo de Campo. em São Paulo, depois de ter desobedecido a sentença  de prisão do juiz Sérgio Moro no sentido de que Lula se apresentasse até as 17 horas de hoje em Curitiba. São mais de cinco horas de descumprimento do prazo dado por Moro.
 
Lula, apoiado por milhares de militantes do Partido dos Trabalhadores -PT-, tenta negociar uma estratégia de se entregar à Polícia Federal em sua sede em São Paulo ou ficar em prisão domiciliar, com tornozeleira eletrônica, em decorrência de sua idade e precárias condições de saúde.
 
Pela primeira vez no Brasil, um ex-presidente é preso por corrupção, e o fato mobiliza a atenção do Brasil e do mundo. Lula e os petistas fazem um teatro de resistência pensando nas eleições presidenciais de outubro. Lula não poderá se candidatar, mas a idéia é alimentar a campanha eleitoral do PT e do seu candidato, substituto, que ainda não está definido.

quinta-feira, 5 de abril de 2018

Lula será preso amanhã,por determinação de Moro

O ex-presidente Lula deve se apresentar amanhã, em Curitiba, por determinação do juiz Sérgio Moro, que decretou sua prisão, depois de Lula ter   perdido ontem, em sessão do Supremo Tribunal Federal, o salvo-conduto que o protegia da execução da pena de 12 anos e um mês de prisão a que foi condenado por corrupção.
 
O político mais popular do Brasil é o primeiro presidente da República a ser preso em toda a história do Brasil e sua prisão pode considerada como um grande teste para a democracia brasileira.
 
Lula fica alijado de sua intenção de voltar ao poder, mas ´manterá sua candidatura presidencial mesmo de dentro da prisão, tentando aproveitar sua boa aceitação nas pesquisas de intenções de voto, segundo institutos de sondagem eleitoral.
 
 

Lula já pode ser preso

O Supremo Tribunal Federal -STF- do Brasil, por seis votos a cinco,decidiu suspender liminar concedida ao ex-presidente Lula para impedir sua prisão, após ter sido condenado por corrupção  pelo juiz Sergio Moro, da Operação Lava Jato, em sentença confirmada pelos juízes do Tribunal Regional Federal da 4a.Região. em Porto Alegre.
 
No total, Lula foi condenado a 12 anos de prisão e praticamente alijado da disputa eleitoral à Presidência da República, tornando-se um ¨ficha-suja¨. Até o próximo dia 10, a prisão de Lula poderá ser efetuada, após o julgamento de embargos declaratórios contra a sentença no Tribunal Regional Federal em Porto Alegre. Tais embargos não serão acolhidos pelo Tribunal.
 
A tensão marcou a sessão do STF, quando vários juízes tentaram livrar Lula da prisão valendo-se do recurso jurídico da presunção de inocência e do esgotamento de todos os recursos possíveis de defesa, mas a maioria apertada decidiu acompanhar o voto do relator, ministro Fachin.
 
Pairavam no ar, de forma marcante, advertências dos comandantes do Exército, general Villas Boas, e da Aeronáutica, brigadeiro Rossato, no sentido de que as Forças Armadas não ficariam indiferentes diante de uma possível decisão pela impunidade de Lula.