segunda-feira, 10 de outubro de 2011

A "tímese parabólica" e comparações equivocadas

Não tenho o hábito de criticar revistas e jornais que resolvem abordar um tema de reportagem ampla, em edição especial, com o fito de quase esgotar o assunto e fornecer ao leitor o melhor que possa encontrar de informação.
Conclui a leitura de recente reportagem de capa de uma revista de grande circulação nacional sobre as transformações que ocorrem no mundo, entre as quais a ascensão da China e do Brasil, nos últimos 40 anos.
Magnífica reportagem, mas com alguma ressalva no tocante ao desenvolvimento brasileiro. A matéria afirma que 20% da população do Brasil não tem condições sanitárias mínimas. Correto. Mas, em seguida, afirma que esse percentual na Argentina é de 10%. O Brasil tem um médico para 595 habitantes; em Cuba, há um médico para 169 habitantes.
É um equívoco palmar, tão recorrente na imprensa brasileira, essa comparação entre o Brasil, que tem 190,7 milhões de habitantes, com a Argentina, com 40,6 milhões, e Cuba, com 11,2 milhões.
O filósofo brasileiro, talvez, o maior filósofo ocidental de todos os tempos, Mário Ferreira dos Santos, tem uma expressão que bem define a busca do homem por um modelo mais perfeito de si, comparando o real com o que tem apenas no virtual - “tímese parabólica”. A busca da perfectibilidade que o impulsiona à busca do poder.
Comparar o Brasil com a Argentina e com Cuba é falta dessa “tímese parabólica”, é nivelar o Brasil por baixo com referências descabidas, e até ultrajar os países menores com seus dignos habitantes e as suas brilhantes conquistas.
 É muito comum essa prática na imprensa e no meio acadêmico brasileiro, numa espécie de baixa auto-estima da raça...ou malícia às avessas contra os menores... Às vezes, os países são a Suíça, Suécia, Noruega, Finlândia (minúsculos territórios)... a China, que tem 1,7 bilhão de habitantes e uma  civilização milenar; a Índia, com 1,1 bilhão de habitantes.
O Brasil tem 8,5 milhões de km2 e apenas 511 anos de história, e já é a sétima economia mundial. Para uma comparação justa, realista, construtiva, tem que ser comparado com os Estados Unidos (317,6 milhões de habitantes), a Indonésia (232,5 milhões de habitantes), Federação Russa (140,3 milhões de habitantes), etc.
O mundo da luta de boxe é exemplar: Pesos-pesados lutam contra pesos-pesados, e pesos-leves contra pesos-leves; não é como em certas modalidades desportivas, onde tamanho  e experiência não são documentos, mas,sim, a performance individual. A competição entre os países tem muito da  luta de boxe...
O Mapa Mundi Digital do IBGE, postado abaixo neste blog, é muito útil e ajuda a evitar comparações equivocadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário