domingo, 29 de janeiro de 2012

Um ranking virtual das personalidades brasileiras

Postei enquete sobre a personalidade considerada mais significativa para o Brasil, numa lista fechada de nomes elaborada com base no elevado número de citações das personalidades nos sites de busca da internet, em especial o Google.

É uma pesquisa sobre liderança virtual, recurso que a Ciência Política usa com frequência para detectar quais os nomes mais fixados no inconsciente coletivo popular, sendo que,aqui, ao longo da História do Brasil.Todos são nomes que prestaram, cada qual em sua atividade, serviços relevantes para o País e, porisso, se tornaram figuras indissociáveis.

Numa pesquisa fechada como essa, também foram listados nomes que se popularizaram pela peculiaridade de sua biografia, como, por exemplo, o ex-Presidente Lula, primeiro operário metalúrgico a chegar à Presidência da República; a atual Presidente Dilma Roussef, primeira mulher a chegar ao mesmo posto; o ex-presidente da FIFA, João Havelange, que montou um império responsável pela maior audiência televisiva do mundo - o futebol -, o grande circo contemporâneo...

Outros se destacam pela singularidade de sua obra, como o arquiteto Oscar Niemeyer e o corredor  automobilístico Airton Senna, além, óbvio, de Pelé, talvez a figura brasileira mais conhecida no mundo inteiro e elevado à condição de Rei do Futebol. O caso de Frei Galvão se notabiliza por ser o primeiro santo brasileiro, embora não tenha tido a dimensão  histórica do Padre José de Anchieta.

Duque de Caxias e Tamandaré pertencem ao panteão dos heróis nacionais, e Santos Dumont é reverenciado não apenas pela Aeronáutica, mas pelo mundo inteiro, pela sua genialidade como inventor do avião e do relógio de pulso.

Dom Pedro I , Dom Pedro II, Getúlio Vargas e Juscelino Kubitscheck  são estadistas referenciais para a  história política do Brasil, assim como José Bonifácio de Andrada e Silva, o "Patriarca da Independência", verdadeiro fundador do estado brasileiro. A esses se adicionam o Barão do Rio Branco, diplomata de escol que alargou e consolidou as fronteiras do Brasil; Fernão Dias Paes Leme, o bandeirante "caçador de esmeraldas" e desbravador dos sertões,e o Barão de Mauá, que muito contribuiu para a industrialização.

O jornalista, empresário e diplomata Assis Chateaubriand é o responsável por grande impulso na  integração nacional em maior escala, por ter criado os Diários e Emissoras Associados, a maior rede de comunicação do País,abrindo novos horizontes já como pioneiro da televisão, através da Rede Tupi. O Marechal Rondon é outro gigante da integração.Também pioneiro, na saúde pública, foi Oswaldo Cruz, cientista responsável pela erradicação da varíola e febre amarela no século passado.E o grande Machado de Assis, mestre da prosa e do verso, patrono da Academia Brasileira de Letras, exemplo de menino pobre vencedor com reconhecimento no mundo da literatura mundial?

Finalmente, "last but not the least", o "Mártir da Independência", Joaquim José da Silva Xavier, o "Tiradentes", que foi um dia adjetivado por Tancredo Neves, em célebre discurso, como "aquele herói ensandecido" pela liberdade.

Numa pesquisa sobre identificação das elites, em Ciência Política, há dois campos, o da identificação das lideranças virtuais e o da identificação das lideranças reais; é comum que um líder aparente ou virtual também seja líder real, ou vice-versa, e creio que esse é o caso de várias personalidades dessa enquete.

Há um canal de televisão internacional realizando uma enquete  com a pergunta: "Qual o brasileiro mais importante?" Trata-se de uma sondagem aberta, como se deduz pela pergunta formulada, mas o viés nessa enquete poderá ser muito grande a favor das personalidades mais recentes da história brasileira, em detrimento das figuras do passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário