quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Niemeyer, na ótica de Ivan Luz, em 1963


Recebo comentários para este blogspot  de leitores e articulistas do Brasil e do exterior, e, quando considero pertinente o assunto, em relação ao momento político, aproveito a matéria sem censura ideológica, pois a diversidade e o contraditório são essenciais à análise e ao debate.
Já escrevi sobre a morte de Oscar Niemeyer, logo abaixo, sob o título “Niemeyer, o arquiteto de si mesmo”, e agora publico link de acesso ao discurso proferido pelo deputado Ivan Luz, quando Niemeyer  foi agraciado com o “Prêmio Lenin da Paz”, em 1963, juntando-se a Jorge Amado(1951) e Eliza Branco(1952), como os três únicos brasileiros a receberem a mais alta condecoração civil ofertada pela União Soviética.
O eminente jurista, político e ex-ministro do Tribunal de Contas da União, Ivan Luz, foi um brilhante intelectual, ensaísta, politólogo e ideólogo, tendo sido uma das figuras exponenciais da Ação Integralista Brasileira, fundada por Plínio Salgado, em 1932,inspirada no fascismo italiano e extinta quando Getúlio Vargas fundou o Estado Novo, em 1937.
Conheci-o pessoalmente, em Brasília, na década dos 70, e tive-o como um dos meus professores num curso de formação de lideranças políticas; desfrutei do convívio com sua família, particularmente, com sua filha, Ângela Luz Barreto, minha colega de trabalho na Liderança do Partido Democrático Social – PDS-, que se fundiu com o Partido Democrata Cristão–PDC-, dando origem ao Partido Progressista Renovador – PPR- e,posteriormente, ao atual Partido Progressista –PP-, que  tem  Ângela em sua assessoria, na Câmara dos Deputados. 
Ivan Luz atuou politicamente como vereador e Presidente da Câmara Municipal de Londrina (PR) e fundou as Faculdades de Direito e de Filosofia, Ciências e Letras de Londrina, nas quais lecionou Direito Constitucional e Crítica e Filosofia da História.
Sua atuação foi muito importante na Câmara dos Deputados, tendo participado da elaboração do Código Florestal, da Lei de Imprensa e do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, marcando presença nas Comissões de Agricultura e Constituição e Justiça da Câmara.
O discurso de Ivan Luz sobre a condecoração de Niemeyer pode ser acessado pelo link http://www.youtube.com/watch?v=jZNZhaF_q8k

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário