domingo, 28 de julho de 2013

Pílulas do Vicente Limongi Netto


Quem poderá derrotar Lula em 2014?

Lula tem mesmo o couro duro. Cresceu, lutou, perdeu eleições, finalmente foi eleito, reeleito e elegeu a sucessora, Dilma. Lula pega paulada e vai em frente. É xingado, insultado, pisado, cuspido. Por vezes extrapolam nas pedradas e caneladas no ex-presidente.

Lula levanta a cabeça, toma uma calibrada e segue lutando. Expõe o que pensa com incrível clareza. Magoa os franciscanos com suas verdades. Tem agendadas dezenas de palestras no Brasil e no exterior. Há um monte de vestais cortando os pulsos. Outros se irritam porque Lula não abre mão de ajudar, alertar, aconselhar, a presidenta Dilma.

Plantam tolices de que Lula e Dilma estão brigados. Rompidos com os próprios neurônios estão o que espalham colossal sandice. Batem tanto em Lula e só vejo o homem crescer. Igual fermento colocado no bolo. O tempo passa mais rápido do que se imagina. E não vejo no horizonte ninguém que derrote Lula nas urnas em 2012 ou 2014.

O clamor do Papa Francisco

Agradeço ao Papa Francisco por pedir aos jovens que respeitem os idosos, lembrando que um dia serão um deles. O Papa clamou para que os jovens saibam tem o bom senso de colher boas lições com a sabedoria dos mais velhos. Outra oportuna recomendação do Santo Pontificie: unidos, jovens e idosos, enfrentarão com destemor a gritante exclusão social que se alastra pelo mundo.

O Papa Francisco não se esqueceu de repudiar outra praga universal, a corrupção.  Traduzo em português claro as palavras do carismático Francisco aos ladrões do erário: parem de roubar. Tenham vergonha na cara. Sejam homens.  Deixem de serem ratos e canalhas. Embora saibamos, infelizmente, que, neste particular, o Papa Francisco choveu no molhado.

Ao  jornalista Gilberto Amaral

Helena Chagas mudou. Quem diria! Quem nunca comeu mel... E o pai dela, grande e competente Carlos Chagas, continua o mesmo homem simples e atencioso. Tem hora, Gilberto, que o DNA não pega. Não gruda. Comigo, a agora ministra Helena Chagas também se fecha em copa. Jamais respondeu uma mensagem minha.

Que horror! Que tristeza! Como você, nunca quero nada. Nunca pedi nada. Chateia a gente... Helena deve pensar (?) que jornalista amigo e independente, como nós dois, tem mesmo é que exaltar e defender Dilma, e ponto final.

Não é assim. A estrada da vida não tem mão única. Um belo dia, quem sabe, a vovó Helena aprenderá a lição. Voltará para o outro lado do balcão. Lembrará, então, finalmente, que amigo verdadeiro, como nós dois, não se compra na farmácia. Vá em frente, Gilberto, e que Deus ilumine os passos da Helena.

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário