quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Pílulas do Vicente Limongi Netto


Discurso de Trump
O discurso de posse de Donald Trump foi duro e verdadeiro. Trump é o que é. Não faz gênero nem é dissimulado, como a maioria dos políticos. Evidente que muitas ameaças de campanha, que assustaram o mundo, não serão cumpridas.
No fervor da campanha Trump se fez de grosseiro, antipático, intolerante e homofóbico. Passou a perna nos analistas. Convenceu o eleitor e se elegeu. Trump não tem interesse em se passar por intelectual.
É pragmático e fala o que a maioria dos americanos quer ouvir: respeito aos Estados Unidos, a preservação de empregos para americanos, reconstrução da economia, segurança, tolerância zero com o terrorismo, fortalecer laços de amizade com outros países, utilização da  infraestrutura para modernizar rodovias , o combate firme, sem trégua, aos baderneiros e vândalos e a reconquista da autoestima do cidadão.
Galhofeiros e cretinos nas televisões e jornais, aqui, nos Estados Unidos e no resto do mundo perdem tempo e saliva. Não intimidarão Trump com críticas superficiais e amargas. Trump é do ramo. Tem presença marcante nas redes sociais e sabe como se expressar na  televisão. Diz com firmeza e sinceridade o que o povo gosta e quer ouvir.  As "viúvas de Obama", como definiu respeitado jornalista, dispõem de quatro anos para chorar a vontade e atear fogo às vestes. Bom proveito. 
Zavascki
Fatalidade ou sabotagem? As especulações são duras e dramáticas, mas opiniões  não podem ser afastadas. Não é cômodo nem fácil tratar da morte do ministro Teori Zavascky sem analisar os mais complexos aspectos envolvendo a figura profissional do vigoroso ministro do STF.  Ações da lava-jato eram de responsabilidade de Teori.
O ministro atuava com rigor fundamentado nos autos. Como deve proceder todo magistrado da Suprema Corte. Centenas de poderosos empresários e políticos  estavam sob o crivo e espada do rigoroso Teori Zavascky.
O Brasil acompanhava com interesse as ações e decisões de Teori. Com a morte de Teori fica a impressão que abriu-se um buraco de desesperança  nos corações dos brasileiros. Tomara que seja desmentido pelos próximos fatos e passos do episódio
Antecipação
Analiso. Não torço, nem distorço. Não brigo com os fatos. Não tenho espaço em jornal grande nem sou colunista consagrado. Porém, dia 8, escrevi artigo no site diario.do.poder.com.br  salientando que a ministra Carmen Lúcia estava ganhando preciosos espaços  políticos que deveriam ser de Michel Temer. Título do meu artigo: "Quem governa, Temer ou Carmen Lúcia?". Repito, meu texto foi do dia 8.
Nessa linha,dia 15, o assunto foi tratado com destaque por Élio Gaspari, no Globo,  como se o colunista tivesse  descoberto vacina que vai curar todos os males da humanidade. Título da análise do Gaspari: "A presidente Carmen Lúcia".  "De leve", diria Ibrahim Sued, comemorando notícia que publicava antes dos outros. 
Maracanã abandonado
O cenário de abandono e destruição do Maracanã indica o Brasil penta campeão do mundo sem autoridades nem leis. O outrora maior estádio do mundo está em ruínas. Destroçado e saqueado. Parece  um campo de batalha. Lembra parte da Síria ou do Iraque. Sujo, imundo, ultrajado e triste.  Vergonha para o Brasil aos olhos do mundo. O maracanã está entregue aos ratos. Virou   um filme de terror. O torcedor sofre com o caos, a imundície e a insanidade que tomaram conta do estádio Mário Filho. 
Intrigante
O folclórico Juca Kfoury insiste em tentar saciar seus apetites doentios contra a CBF, através de uma rede de intrigas. Ela nasce na Folha de São Paulo e funciona assim: Na ausência de Kfoury,  quem sangra ódio pelos olhos e poros é Mariliz Pereira Jorge( "A tragédia da Chape já deu"- 28/01). A rede se expande até O Globo, com os artiguetes de PC Caju e prossegue com o próprio Juca Kfoury e o filho dele, no canal ESPN.
Desperdício
Eike Batista foi casado com Luma de Oliveira. Já era bilionário. Tinha um diamante raro  em   casa. Mais valiosa do que poços de petróleo. Jogou fora.
Desinformação

Da série, levianos e torpes desinformam com prazer. Adeptos do jornalismo ruim.  Por má-fé ou burrice. Ou ambas as coisas: o canal ESPN também caiu na sarjeta da canalhice e divulgou que o jogo amistoso Brasil e Colômbia seria no Estádio Nilton Santos.  Aprendam, deixem de patetice pelo menos agora, quando os dois países entram em campo para angariar recursos para as vítimas da tragédia com atletas da Chapecoense: O Engenhão é Estádio Olímpico João Havelange.
Tem até placa no estádio. Ou será que foi arrancada e destruída pelos venais e covardes de plantão, que ao contrário de Havelange, nunca fizeram nada de útil pelo futebol? A decisão de homenagear Havelange foi do então prefeito carioca, Cesar Maia. Mantida, a seguir, pelo prefeito Eduardo Paes.  O Engenhão só deixará de ser estádio Olímpico João Havelange, se o atual prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivela, revogar o decreto de seus antecessores, Maia e Paes.
Gesto nobre
Gesto nobre e exemplar do jovem que alugou casa, em São Paulo, para abrigar homossexuais expulsos de casa pelos pais . É de estarrecer. Lamentável que ainda existam pais sem coração, homofóbicos, sem sentimento de compaixão e aceitação. Completos idiotas.

Um comentário:

  1. Vicente e Trump se assemelham .São sinceros,verdadeiros e corajosos para enfrentarem os falsos e dissimulados .

    ResponderExcluir