quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Brasil projeta míssil para 2020


O primeiro míssil brasileiro com guiamento próprio e de longo alcance está sendo projetado para 2020 e o seu desenvolvimento caberá à Avibrás Indústria Aeroespacial, com apoio do Exército brasileiro e em consórcio que vem sendo negociado com uma empresa estrangeira especializada nessa tecnologia, cujo nome ainda vem sendo mantido em sigilo.
O Brasil já detém tecnologia de lançamento de foguetes, desenvolvida pelo Sistema Astros, da Avibrás, cujo equipamento de direção de tiro servirá de suporte para dotar o “Missil 2020” de inteligência própria, da linha dos mísseis “Cruzeiro” (“Cruizer”) norte-americanos, estes com  alcance defensivo de até 3000 quilômetros, como é o caso do “Tomahawk”, subsônico, introduzido em 1970.
O fato concreto é que começa uma corrida armamentista de maiores proporções na América do Sul,pois já em 2008 o Presidente Chàvez anunciava que a Venezuela está desenvolvendo seu primeiro míssil de guiamento autônomo.
A Presidente Dilma Rousseff tem manifestado interesse em que as Forças Armadas sejam dotadas de tecnologias sofisticadas, incluindo, em quase todos os projetos de defesa, a participação das principais empresas de construção civil, garantindo assim aportes de recursos e mão-de-obra altamente especializada em engenharia, eletrônica e até cibernética.
A Avibrás Defesa vem sendo estruturada como espécie de guarda-chuva de todos os projetos e empresas que participarão no desenvolvimento de um novo parque industrial de equipamentos bélicos capacitado, principalmente, à exportação, tal como vem atuando a Indústria de Material Bélico –Imbel-, que produz fuzis automáticos e outras armas e munições, transformando-se numa das líderes de vendas dentro dos Estados Unidos.
Esse pouco conhecido viés militarista da Presidente Dilma pode ser avaliado por sua decisão de empregar unicamente o sistema de inteligência das Forças Armadas na segurança da Copa do Mundo e das Olimpíadas. A Presidente tem manifestado aos comandantes  do Exército, Marinha e Aeronáutica sua absoluta confiança nesse esquema.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário