quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Pílulas do Vicente Limongi Netto


Agências americanas de olho no potencial da ZFM
O superintendente da SUFRAMA, Thomaz Nogueira, acompanhado do superintendente adjunto de Projetos, Gustavo Igrejas, e de técnicos da autarquia recebeu dois representantes de agências governamentais dos Estados Unidos: O cônsul comercial Stephen Knode, do Serviço Comercial dos Estados Unidos (ligado ao Departamento de Comércio americano) e Rodrigo Mota, da Agência dos Estados Unidos para Comércio e Desenvolvimento (USTDA, na sigla em inglês).
Ambos, atualmente residindo no Brasil, visitaram a autarquia para conhecer o modelo Zona Franca de Manaus (ZFM) e suas necessidades mais urgentes, como demandas energéticas e de infraestrutura, com vistas a potenciais investimentos na região.
Ao longo do encontro, o superintendente Nogueira comentou a relação comercial que a ZFM tem com os EUA, ressaltando que, embora atualmente empresas com capital asiático sejam mais representativas na região, muitas empresas com capital norte-americano criaram bases produtivas, fomentando a geração de emprego e renda e ajudando a Zona Franca a crescer socioeconomicamente ao longo dos 47 anos de existência do modelo.
Nogueira lembrou, ainda, que o Polo Industrial de Manaus (PIM) está mais próximo dos Estados Unidos do que praticamente todas as capitais brasileiras, bem como capitais de alguns países da América do Sul, o que tornaria a logística, de chegada e saída de insumos e bens finais, mais vantajosa pela região, além de permitir maior estreitamento da relação comercial. “É muito interessante termos esse diálogo neste momento. Estamos em fase de redesenhar o modelo de desenvolvimento regional para os próximos 50 anos, a partir desta recente prorrogação, e temos um enorme leque de necessidades e oportunidades a discutir”, afirmou Thomaz Nogueira.
Investimentos
O cônsul comercial Stephen Knode declarou que “muitas empresas e investidores americanos procuram o Departamento Comercial dos EUA para entrar no disputado mercado brasileiro e procuram por informações sobre a Zona Franca para potenciais investimentos”. Nogueira aproveitou para lembrar que a Zona Franca é “o portão de entrada ideal para este mercado, sendo responsável pela fabricação de quase a totalidade de motocicletas e televisores, além da maior parte de celulares e bens de informática consumidos no País”.
VIII FIAM
Ao final da reunião, o coordenador-geral de Promoção Comercial da autarquia (COGPC/SUFRAMA), Jorge Vasques, convidou os visitantes a participar, em 2015, da oitava edição da Feira Internacional da Amazônia (VIII FIAM), maior vitrine de produtos da Zona Franca de Manaus.
 O evento, realizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) por meio da SUFRAMA, ocorre bienalmente e faz parte do Calendário Brasileiro de Exposições e Feiras do governo federal. “Seria muito bom, basta tentar conciliar nossa agenda”, concluiu Knode.
Debate presidencial
No saudável debate na Band, constatei uma Dilma serena, firme, altiva e esclarecedora. Vi e ouvi uma Marina pretensiosa, com ar arrogante,  sorriso afetado e respostas dissimuladas e confusas.Percebi, por fim,  um Aécio tentando disfarçar o pessimismo, a falta de garra e, sobretudo a ausência de convicções.
Whatchêsapp
A candidata ao governo do Rio Grande do Sul pela coligação Esperança que Une o Rio Grande (PP-PSDB-PRB-SD), Ana Amélia, lançou mais um recurso para interação com os cidadãos gaúchos, o Whatchêsapp. Agora, os eleitores podem adicionar o número (51) 9811.1172 nos contatos do WhatsApp e mandar mensagens com sugestões, dúvidas ou demandas de sua região.
As propostas serão repassadas à equipe da campanha ao governo. Logo após entrar em contato pelo aplicativo, identificando seu nome e cidade, a pessoa receberá boas-vindas com um card personalizado, além de informações sobre as ações da candidata.
Torpes
Errei quando imaginei que o cronista Xico Sá (Esporte 23/08) tivesse mais de dois neurônios.  Diante do monte de idiotices com as quais nos brinda na Folha, cheguei a conclusão que Xico Sá tem apenas um neurônio. O qual, tudo indica, está com dengue. Xico Sá é um esforçado aspone de Juca Kfoury. O arsenal de torpezas da infame dupla mais parece um disco furado. Os meliantes adoram relinchar ódio e canalhice contra a CBF. A Folha ainda paga os dois por isso. Francamente. 
Comigo não tem essa de o voto é secreto
Abro logo o jogo. Temer o quê? Porque? Meu quinteto vitorioso é formado por DILMA, ARRUDA, AGACIEL, ROGÉRIO ROSSO E GIM.
Tostão e Ganso
Concordo com Tostão (20/08); Ganso merecia ser convocado por Dunga. O jogador do São Paulo tem jogado bem, tem se esmerado física e taticamente. De toda forma é questão de tempo para Ganso ser lembrado por Dunga. É um crime deixar de fora da seleção jogador de tantas qualidades. Dunga quer acertar. Não vai cometer os erros de Felipão. Seguramente o jovem e sereno Ganso conhece o ditado: O que é do homem o bicho não come.

Remédios na ZFM
 
O ministro da saúde, Arthur Chioro, inaugurou no polo de Manaus a fábrica da Novamed, a primeira indústria de medicamentos na Zona Franca. A empresa investiu 385 milhões de reais e espera gerar 500 empregos diretos e 2 mil indiretos. A fábrica vai produzir 1,5 bilhão de comprimidos por mês, o equivalente a 18 bilhões por ano. O faturamento anual previsto é de 300 milhões de reais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário