sexta-feira, 3 de julho de 2015

Joaquim Pedro Salgado Filho, primeiro Ministro da Aeronáutica

Manuel Cambeses Júnior(coronel aviador reformado e historiador)
      No dia 2 de julho de 1888, nascia, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, o Dr. Joaquim Pedro Salgado Filho, filho do Coronel Joaquim Pedro Salgado e de Maria José Palmeiro Salgado.
      No cenário da vida política brasileira, poucos homens públicos foram chamados a desempenhar cargos de tanta responsabilidade e relevância como o Dr. Joaquim Pedro Salgado Filho, primeiro Ministro da Aeronáutica, no período de 1941 a 1945.
       A atuação do Ministro Salgado Filho à frente dos destinos da Aeronáutica revestiu-se num verdadeiro exemplo para os que o seguiram. Revelou-se o homem certo no lugar certo, na ocasião mais oportuna. Conciliou com medidas sábias os reclamos e interesses naturais de cada grupo, transformando-os num único, onde os superiores interesses da Pátria prevalecessem sobre quaisquer interesses das entidades aeronáuticas envolvidas no delicado processo de fusão entre a Aviação do Exército e a Aviação Naval.
      No exercício de suas atividades como Ministro da Aeronáutica revelou- se excelente e profícuo administrador, conseguindo encontrar soluções adequadas para os complexos problemas decorrentes da expansão do Ministério da Aeronáutica e da Força Aérea Brasileira. Destacou-se como chefe hábil e conhecedor dos problemas de liderança, pois, ao enfrentar delicadas questões, resultantes da fusão de duas corporações militares, sempre soube fazer-se respeitar; e, acima de tudo, mostrou-se um homem dotado de excepcionais qualidades morais, enérgico, nas poucas oportunidades em que teve necessidade de sê-lo, mas sempre pronto a considerar os aspectos humanos dos problemas que afligiam os seus subordinados.
      Salgado Filho faleceu em 30 de julho de 1950, em um lamentável acidente aéreo, quando o bimotor Lodestar ,que o conduzia rumo a um encontro com Getúlio Vargas, na fazenda do ex-presidente, em São Borja, se chocou com uma colina em São Francisco de Assis.
      Destarte, Joaquim Pedro de Salgado Filho saiu da vida para ingressar na História, deixando um raro exemplo de diligente e íntegro administrador, ademais de um habilidoso político, revelando-se o homem certo para ocupar destacadas funções ao longo de sua brilhante e profícua existência.
      O nome de Joaquim Pedro Salgado Filho está destinado a fulgir eternamente na memória da Força Aérea Brasileira e figurar para sempre, nas páginas da História da Aviação Brasileira.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário