quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Janela de Brasília (I)

A partir de hoje lançamos este espaço "Janela de Brasília", com notícias e comentários colocando em foco  Brasília e o Distrito Federal como um todo, considerando-se que a Capital da República é o locus do poder político brasileiro, concentrando os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Ou seja, a cidade em si é política e tudo que nela acontece pode ter desdobramento no resto do País. O leitor que quiser participar pode faze-lo através de comentário no blog ou pelo email feichasmartins@gmail.com
 
1.Sete países e quatro continentes estarão representados no seminário internacional "Papel do Estado no Século XXI: Desafios para a gestão pública", a ser realizado nos dias 3 e 4 de setembro, numa promoção da Escola Nacional de Administração Pública -ENAP. Haverá palestrantes do Brasil, Estados Unidos, Inglaterra, Itália, França e México. O local do evento será o Centro Internacional de Convenções do Brasil - CICB.Mais informações em seminariointernacional.enap.gov.br
 
2.A maioria das propriedades rurais do Distrito Federal carece de orientação e assistência técnica para suas atividades produtivas. Em face desta realidade, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural -Senar- Administração Regional do Distrito Federal- abriu concurso para a contratação de assistente técnico.
Com 80% dos municípios de economia campestre, o governo brasileiro tem repensado sobre os aspectos e mudanças necessárias na educação rural do país.
É uma situação difícil, pois muitas localidades não têm estrutura para desenvolver um bom trabalho, os governos regionais investem pouco na qualidade da educação, ficando a responsabilidade a cargo dos professores.
Por outro lado, já existem projetos de reestruturação desse ensino, chamado de “alternância” – tempo na escola, tempo em casa – onde são construídas instalações para que os alunos fiquem internos por algumas semanas, não precisando perder a maior parte do dia caminhando, ida e volta para escola e sua casa. Os alojamentos são divididos por alunos que moram em uma mesma cidade, também separados por sexo.
 
3.O Serviço de Limpeza Urbana do Distrito Federal vem atuando em todos os locais do Plano Piloto e das cidades-satélites no corte de grama e mato e  coleta de galhos de árvores e de lixo, mas ainda falta um trabalho educativo junto à população para combater a proliferação de entulhos nos terrenos baldios.
Alguns locais persistem com muita sujeira, foco de doenças e de atração de animais. Um típico exemplo é a cidade de Itapoã,verdadeiro depósito de lixo a céu aberto, ao lado de estabelecimentos comerciais e de residências. Falta fiscalização e punição severa  aos renitentes porcalhões.
 
4. Na QI 27 do Lago Sul, foi implantada uma pista que liga aquela área ao Setor de Condomínios. Uma pista de grande utilidade para escoamento do trânsito, mas que acaba de ser interditada por ordem judicial, sob argumento que a população desconhece. La estão as horríveis muradas obstruindo a pista, para tristeza de muitos motoristas e moradores, que agora terão que congestionar mais ainda a Ponte JK.
 
5. Há muitos espaços do Plano Piloto com árvores mortas, havendo necessidade de renovação do plantio de espécies características do cerrado. Não adianta muito plantar palmeiras, que embelezam, mas não dão frutos e nem sombra. As ornamentais  têm seu espaço específico  na estética urbana.
 
6.Continua o fechamento de estabelecimentos comerciais por causa da crise na economia. O Governo Rollemberg  vem se esforçando para estancar esse processo, mas levará algum tempo, pois o problema é nacional. Em alguns shoppings, se vêem lojas entregues às  moscas e vendedores de braços cruzados, à beira  da falência. Urgem medidas inovadoras para reverter esse quadro, que gera desemprego e insegurança pública.
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário