quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Dilma se estrepa sentada nas baionetas


“Você pode fazer tudo com as baionetas, menos sentar-se nelas”. Esta antiga frase, dita pelo  conselheiro Talleyrand a Napoleão Bonaparte, se aplica ao momento político brasileiro. A Presidenta Dilma Rousseff fez exatamente o que não deveria ter feito, sentando-se nas baionetas e expondo-se agora ao risco de engolfar as Forças Armadas na crise político-institucional que começa a se tornar cada vez mais iminente no Brasil.

Dilma assinou decreto, o de número 8.515/2015, retirando dos comandantes das Forças Armadas importantes atribuições, entre as quais a de promoção de oficiais superiores, atribuição esta agora delegada ao ministro da Defesa, o civil Jacques Wagner. Esse decreto contraria dispositivos do decreto 6.703/2008, referente à Estratégia Nacional de Defesa.

O ministro Jacques Wagner, que estava no exterior, disse que não sabia do decreto, e o ministro interino da Defesa, o comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, alega também que desconhecia o decreto, publicado com  a sua assinatura.

Há indignação no seio das Forças Armadas e, por mais explicações que o Planalto apresente - uma delas a de que a iniciativa de mandar o decreto à assinatura presidencial foi da petista Eva Maria Chiavon, secretária-geral do Ministério da Defesa- não se acomodarão as camadas agitadas do estamento militar.

Não são poucos os que interpretam como de dupla face esse lance político da seguinte forma: A primeira é de que foi intencional esse desgaste dos comandantes militares pela cúpula petista dentro de uma estratégia de cooptação e controle das baionetas para eventual mobilização golpista de manutenção do poder, ao estilo da Venezuela. É patente, para alguns analistas, que o Partido dos Trabalhadores e seus aliados não aceitarão a perda do poder sem luta, e para isto empregarão todos os meios políticos, econômicos, sociais, militares e tecnológicos possíveis, inclusa a solicitação de apoio externo.

A segunda face é a do “balão de ensaio” para avaliar o índice de percepção e aceitação da ideologia socialista dentro das Forças Armadas, com vistas ao desencadeamento dos objetivos de socialização da América Latina estabelecidos pelo Fórum de São Paulo. “O Socialismo só entrará no Brasil se for assimilado pelas Forças Armadas”, segundo reflexão de um experiente militar.

Pelas reações ao decreto, não há clima para socialização do País nos termos desejados pelo PT, mas é clara a convicção de militares tradicionalistas que essa ousadia do PT significa sua disposição de lutar para se manter no Poder ainda que empunhando armas.
Dilma terá que recuar imediatamente, para evitar contra si a contaminação de uma área que, até aqui, vinha se portando com relativa satisfação em função do volume de recursos financeiros e investimentos gerados, com a participação de grandes empreiteiras que hoje são alvos da “Operação Lava Jato”, debaixo do guarda-chuva da Empresa Brasileira de Aeronáutica –Embraer-.

Nenhum comentário:

Postar um comentário