quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Janela de Brasília (XVII)




1. O Governo do Distrito Federal não se limita a derrubar as obras irregulares de moradores na orla do Lago Paranoá, mas, também, está cobrando pesadas multas dos responsáveis. É uma cobrança de legalidade duvidosa, pois as obras são irregulares porque contaram com a leniência dos governos anteriores, que, em última análise, são os responsáveis pela falta de fiscalização.

2. Há cerca de 400 espécies de pássaros em Brasília, segundo levantamentos realizados por observadores (birdwatchers) que seguem o Guia para Observação das Aves do Parque Nacional de Brasília. Jornalistas, fotógrafos, ornitólogos e outros profissionais aficionados da observação de pássaros e outras aves exaltam a riqueza da fauna do Cerrado, que vai sendo atingida pelo desmatamento e derrubada da flora para plantio de soja e outros grãos.

3. Em Brasília, no verão, podemos acertar o relógio com o canto das cigarras se iniciando quando faltam 15 minutos para as 18 horas (horário normal) ou 19 horas (horário de verão), instante em que a noite começa a se misturar com o dia. Nesta hora, as aves se recolhem ao seu ninho para dormir, os mosquitos começam a atacar e os animais noctívagos se despertam. É a mágica da Natureza.

4. Faltam acomodações em Abadiânia, cidade goiana próxima de Brasília, diante do crescente número de visitantes do Brasil e do exterior que procuram a cura proporcionada pelo curandeiro João de Deus a pacientes portadores de todos os tipos de males do corpo e da mente. Como há poucos hotéis, os profissionais resolveram converter residências em pousadas, com pernoites que variam de 80 a 200 reais per capita. Abadiânia cresce de dentro para fora...

5. Quando o morador do Distrito federal viaja para qualquer canto do Brasil, ele tem dificuldades para responder as perguntas que lhe fazem sobre as mazelas da política no Congresso Nacional, em especial na Câmara dos Deputados, que representa o Povo. Os brasileiros pensam que os moradores da Capital estão por dentro de quase tudo que é noticiado e querem detalhes.

6. Difícil dizer qual é o prato mais famoso de Brasília, porque há gente com paladares de todos os quadrantes do Brasil e do mundo. Mas, é impressionante como a culinária oriental, em especial a chinesa, ganhou força na Capital. Certa vez, nos idos dos anos 80, o embaixador soviético Dmitri Jukov indagou-me porque o vice-presidente Aureliano Chaves aceitara visitar a China e protelara uma visita a Moscou. Respondi indagando ao diplomata: “Basta o Senhor conferir quantos restaurantes chineses há em Brasília, e constatar que não há nenhum soviético...” A culinária aproxima os povos.
7. Este reajuste para dez reais do ingresso para o Zoológico de Brasília vem rendendo e vai render muito mais como munição para a Oposição ao Governo Rodrigo Rollemberg.Mexer com o entretenimento popular é sempre mau negócio político, pois só tira votos e rende muito pouco para o Fisco.
8. Muito calor, seca e sol abrasador multiplicam as queimadas no Cerrado e transformam o Corpo de Bombeiros em herói popular. Mas, ainda faltam equipamentos de última tecnologia no Distrito Federal  para que os incêndios - alguns criminosos - sejam debelados antes de causarem imensos prejuízos para o meio-ambiente.

9. Cerca de 23 mil servidores de 32 categorias do setor da Saúde no Distrito Federal se encontram em greve reivindicando pagamento de reajuste salarial concedido, mas não pago ainda, pelo Governo do Distrito Federal. É um verdadeiro caos a saúde pública  na Capital do País. No Dia dos Professores, a categoria também entrou em greve protestando pelas precárias condições de trabalho e remuneração. A  Educação subvalorizada  aqui é um mal exemplo ao resto do Brasil.
 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário