quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Janela de Brasília(XXI)


1.       O perigo de assalto noturno aos postos de gasolina ronda os bairros Lago Sul e Lago Norte, os mais requintados de Brasília. Não há policiamento ostensivo para proteger os postos, frentistas e consumidores, embora a segurança seja necessária nesse importante setor de serviços e abastecimento de combustível, cuja paralisação poderia provocar o caos social. O perigo aumenta coincidindo com a crescente contratação de mulheres, muitas mães-de-família, nos postos.

2.      Hoje fiz de carro um trajeto iniciado no Lago Norte, percorrendo o Lago Sul e a pista para o Núcleo Bandeirante e terminando no centro de Taguatinga. Pude assim aferir parte do desenvolvimento de Brasília, testar o trânsito frenético e concluir que Taguatinga é mesmo uma mini-São Paulo.

3.       Além de Dilma, Cunha e Renan, mais uma autoridade presidencial é contestada em Brasília, como se houvesse uma espécie de maldição contra presidentes. A atual presidenta da Câmara Distrital do Distrito Federal, deputada Celina Leão (PMN), vem acumulando críticas à sua gestão legislativa, além de problemas com o Tribunal Regional Eleitoral.

4.      As mangueiras do Plano Piloto estão repletas de frutos, indicando que a safra de manga deste ano vai ser excelente. Mas, é lastimável que a população maltrate todo ano tais frutíferas, pois, em breve, haverá apanhadores de manga derrubando a pauladas ou pedradas cinco ou seis mangas verdes para apanhar uma madura. Um desperdício e um vandalismo execráveis.

5.      A população de pássaros (são mais de 400 espécies em Brasília) é cada vez mais crescente. Nas ruas e praças e nos jardins residenciais, os pássaros encontram a comida que agora lhes é negada no campo envenenado pelos pesticidas agrícolas.

6.       Desconfio de que ninguém tenha construído mais prédios em Brasília do que o empresário, empreendedor e político Paulo Octávio Pereira. Talvez seja o maior empreendedor imobiliário pessoal, mas, curiosamente, não tem essa fama fora do Distrito Federal. Questão de marketing ruim ou  estratégia  planejada?

7.      São 19: 30 horas, e ainda há luz solar em Brasília, ou, melhor dizendo, no Planalto Central. Realmente, o horário de verão é muito bom  só para quem mora no litoral e curte as delícias de uma praia depois de um exaustivo trabalho...

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário