terça-feira, 23 de outubro de 2012

Brasil quer dobrar produção pesqueira


Para quem estranhou a nomeação do senador Marcelo Crivella (PDR-RJ) para o Ministério da Pesca, a notícia é surpreendente: O Governo está lançando o Plano Safra, que prevê recursos de 4,1 bilhões de reais para o setor pesqueiro, beneficiando cerca de 330 mil famílias.
 O objetivo é duplicar a produção pesqueira do País. O Brasil produz na pesca pouco mais de um milhão de toneladas por ano, apesar de contar com 7.367 quilômetros de costa no Atlântico e com 12% de toda a água doce disponível do planeta.
Dentre diversas metas estabelecidas pelo Plana Safra, para o fomento da produção, destacam-se a ampliação do número de cooperativas e a escavação de 60 mil tanques de 0,5 hectare, no período de três anos, para a produção de 78.750 toneladas anuais de peixe, com assistência técnica do governo. Novas tecnologias serão agregadas ao setor pesqueiro, com vistas, inclusive, à expansão da produção de formas jovens e alevinos.
Destacam-se entre os produtores os estados de Santa Catarina, Pará, Rio de Janeiro, Bahia, Amazonas, Maranhão, Ceará e Rio Grande do Sul. Entre centenas de espécies, as mais pescadas são  dourada, corvina, enchova, cherne, peixe-porco, pargo-rosa e tainha. O principal mercado importador de pescado do Brasil é os Estados Unidos; o produto mais exportado para vários países é o camarão ,e o mais importado é o bacalhau da Noruega.
Mesmo contando com o apoio da Marinha no combate à pesca ilegal, continua a atividade predatória em larga escala, principalmente a pesca de camarão, lagosta, tubarão e  golfinhos, o que levará o governo a lançar,até o final do ano, o Plano Nacional de Prevenção e Repressão à Atividade Pesqueira Ilegal.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário