quarta-feira, 21 de maio de 2014

Eleição presidencial em pinça


Em propaganda partidária recente, quando invoca os “fantasmas do passado”, para amedrontar o eleitorado com um possível retrocesso político e econômico, caso a presidente Dilma Rousseff não seja reeleita, o Partido dos Trabalhadores – PT- tenta conter o processo de declínio de Dilma nas pesquisas sobre intenções de votos para as eleições presidenciais de outubro próximo. Novas sondagens deverão indicar que Dilma parou de cair, mas não garantem um cenário tranquilizador para sua reeleição. Números recentes apontavam 38% para Dilma,16% para Aécio e 10% para Eduardo Campos. Aguardemos os novos percentuais a serem divulgados nas próximas horas.

O Tribunal Superior Eleitoral  -TSE- já vetou a divulgação da propaganda , mas o público pode tomar conhecimento do receio imperante nas hostes oficiais sobre a tendência do eleitorado, que chegou a delinear  um tipo de “eleição em pinça”, com  decisão em segundo turno, onde as duas pontas ,com os desafiantes de Dilma , o senador Aécio Neves e o governador de Pernambuco, Eduardo, Campos, se fecharão contra Dilma  em favor daquele que apresentar melhores condições de se eleger. Pesquisas recentes indicaram a possibilidade de realização de segundo turno eleitoral, depois de Dilma liderar por longo período as intenções de votos.

Essa “eleição em pinça”, típica de aliança conjuntural, não refletirá a tendência de uma coligação entre o Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB-, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, e o Partido Socialista Brasileiro-PSB-para governar, caso um dos dois desafiantes vença a presidente Dilma, mas significará apenas uma sintonia fina de interesses pela partilha do poder, que tanto pode significar o esvaziamento do PT (caso o vencedor seja Aécio Neves), ou a acomodação de quadros petistas e peemedebistas (em caso de vitória de Eduardo Campos).

A aproximação da Copa do Mundo vem gerando preocupação dentro do Governo e apontando uma insatisfação dos eleitores e torcedores com a alta da inflação (atualmente em 6,5%), esta, sim, fantasma do passado que o PT e PMDB trouxeram de volta no atual governo. Então, o PT atira no seu próprio pé tentando amedrontar o eleitorado, extremamente sensível à inflação e ao desemprego. 

Os problemas da economia vêm sendo congelados pelo Governo, e a Copa do Mundo, por um tempo, servirá como biombo para os mesmos e até para certos escândalos do PT, mas, ainda que a seleção brasileira venha a levantar a taça, não amenizará o fato de que a população e alguns segmentos sociais  e profissionais –dentre os quais se destacam os militares e os juízes de todas as instâncias – têm demonstrado impaciência com os valores dos seus vencimentos,  diante de uma inflação cada vez mais corrosiva.

Em resumo: A situação da Presidente Dilma Rousseff não é confortável para sua reeleição e os candidatos Aécio Neves e Eduardo Campos tendem a fechar o cerco, cada um com as suas armas e estratégias, para forçar a realização de um segundo turno nas eleições, quando uniriam suas forças em torno do candidato melhor situado. Uma eleição em pinça, é o que acontecerá, se Dilma não vencer em primeiro turno, o que parece uma tendência cada vez mais perceptível.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário