quarta-feira, 28 de maio de 2014

O Brasil político no divã do futebol


Com os olhos de quase o mundo inteiro voltados, nos próximos dias, para os jogos da Copa do Mundo, o Brasil, pentacampeão de futebol, é um país à beira do divã da psicanálise, tantas são as suas contradições e suas crises existenciais nessa modalidade de esporte que ajuda na projeção do poder nacional. 
Em ano de eleições presidenciais e parlamentares, quando a presidente Dilma Rousseff e o vice-presidente Michel Temer tentarão se reeleger para o Palácio do Planalto, o fracasso da seleção brasileira será o estopim para revolta geral do povo brasileiro contra os gastos de quase 30 bilhões de reais na preparação de estádios e infraestrutura para o evento, quando faltam escolas, hospitais, transportes e segurança pública suficientes para atendimento da população. Só um milagre de proporções inimagináveis livraria o atual governo da derrota nas urnas.
Em caso de vitória do Brasil, não se garante que a alegria de alguns milhões de aficionados do futebol venha a se converter em votos para Dilma, porque o futebol tem o poder de mobilizar multidões, fazendo “a Pátria de Chuteiras”- como diria Nelson Rodrigues - mas não tem o condão mágico de justificar o desencanto dos eleitores, em especial os da classe média, com a inflação e outras mazelas  políticas e sociais. Durante o regime militar, em 1970, o Governo do General Médici conseguiu transformar a conquista da Copa em fator de contabilidade política.
Mas, os tempos mudaram...O Brasil, na atualidade, ostenta o título de pentacampeão mundial de futebol, mas apresenta algumas contradições desconcertantes para um observador atento:
Não tinha estádios à altura de um certame como a Copa do Mundo; tem competições nacionais de qualidade duvidosa, seja em termos de organização ou em termos de jogadores; os treinadores brasileiros vivem tentando imitar seus colegas europeus, impondo aqui esquemas táticos e treinamentos como se os pentacampeões fossem eles, e não os brasileiros, numa visível tentativa de ampliar mercados para exportação de atletas; um goleiro como Rogério Ceni, do São Paulo Futebol Clube, com recordes fantásticos no clube e na posição, reconhecidos no mundo inteiro, não joga na Seleção; o estado de São Paulo tem o mercado de futebol mais caro do Brasil, mas não tem nenhum jogador convocado pelo técnico Felipão, nem mesmo o estilista de meio-campo, o jogador Ganso, pretendido por clubes do mundo inteiro; Pelé, o “Rei do Futebol”, que garantiu seu estrelato parando de jogar na hora certa e promovendo o “soccer” nos Estados Unidos, jogando pelo Cosmos, não conta com a simpatia dos brasileiros (estranha dicotomia entre o ídolo e a massa), embora seja admirado no mundo inteiro; ainda prevalece a mentalidade colonialista, segundo a qual o jogador brasileiro para a seleção de hoje tem que jogar no exterior; e, finalmente, a indiferença da imprensa e das elites do País a João Havelange, o brasileiro, ainda vivo, que revolucionou o Brasil no futebol e transformou a Federação Internacional de Futebol Associado –FIFA- na potência que é hoje, tão ou mais influente do que a Organização das Nações Unidas –ONU-.
A associação do esporte com a política é uma prática antiga no Brasil. Ser presidente de federação estadual  de futebol proporciona um maná de votos para o titular ou candidatos  a mandatos eletivos que contam com o seu apoio. O presidente é um grande eleitor, ainda que as torcidas  dos clubes filiados à entidade não percebam seu trabalho de bastidor. Não só o futebol, mas todas as demais modalidades desportivas ajudam a conquistar votos. Isto já vem das antigas olimpíadas da Grécia e das próprias arenas de gladiadores em Roma, que tinham importância esportiva e, principalmente, política, conforme o “panis et circenses.” Algumas empresas privadas aplicam verbas em esportes como artifício de contabilidade política.
Estima-se que haja 30 milhões de praticantes de futebol no Brasil, 800 clubes profissionais, 13 mil times amadores e 11 mil atletas federados (dados da Wikipédia). A modalidade de futebol  feminino se desenvolve timidamente, pois há falta de vontade política para sua promoção.
Qualquer que seja o resultado desta Copa do Mundo, há um estiolamento do Brasil em focos de descontentamento com o Governo e com a Copa, especialmente em cidades  como São Paulo e  Brasília, nichos populacionais de eleitores do governo e  de torcedores fanáticos por  futebol, independentemente da política. Os três  segmentos , naturalmente emulados pelas redes sociais, ditarão os rumos das eleições vindouras.
 
 

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