quarta-feira, 17 de setembro de 2014

A grotesca politicofobia na Ucrânia


Inimigos da democracia fazem piadas, nas redes sociais, com o incidente ocorrido com Vitaly Zhuravsky, um ex-membro do partido do presidente deposto Viktor Yanukovich, da Ucrânia, lançado por manifestantes dentro de uma caçamba de lixo. Sugerem que se faça o mesmo com políticos brasileiros.

Se a Ucrânia vive momentos dramáticos, pressionada pela Rússia, pela sua posição separatista, talvez essa manifestação contra um representante popular seja produto de uma neurose coletiva, de um povo que não encontra caminhos legais e legítimos para implementar suas aspirações, seus interesses e soluções para suas necessidades.

O lançamento do parlamentar dentro de uma caçamba de lixo viola os direitos humanos individuais e os próprios direitos daqueles que depositaram sua confiança, através de seu voto, na pessoa do seu representante político. Se há disposição de se livrarem do mau representante, que o façam pela via normativa e constitucional do recall ou do voto destituinte, mecanismos da democracia direta. Para isto, devem mudar suas leis.

A doença da politicofobia parece que se alastra pelo mundo inteiro, colocando em risco as instituições democráticas  e a própria liberdade. O sistema representativo, instituição secular, vem sendo desqualificado em forma e conteúdo abrindo espaço para os esquemas golpistas e autoritários.

Aqui mesmo no Brasil, nas violentas manifestações de rua do ano passado, havia um clamor popular contra os políticos e os partidos, uma espécie de pré-anarquia em prol da supressão do sistema representativo, com atos de vandalismo contra o edifício do Congresso Nacional.

O culto à politicofobia começa na depreciação do sistema eleitoral e partidário, permitindo-se uma legislação eleitoral complacente com esquemas de compra de votos pelo poder econômico e com partidos sem ideário bem definido.

No campo discursivo, as campanhas eleitorais desmontam a importância dos partidos e se concentram nas pessoas, “fulanizando” os integrantes dos poderes Legislativo e Executivo, como se esses fossem meras instituições de retórica política, e não elementos fundamentais do processo legislativo, o qual consiste na produção de leis e se converte no principal equilibrador político-institucional.

Recente exemplo do esvaziamento da representação política é o da campanha presidencial, quando Marina Silva parece demonstrar completa indiferença às forças partidárias, como se fosse possível governar sem  base de apoio no Congresso Nacional, sem as força políticas legitimamente constituídas.

O Brasil tem péssima vocação para imitar exemplos negativos que ocorrem no exterior, como é o caso dessa grotesca atitude contra o representante ucraniano, um  pai de família, cidadão em pleno gozo de seus direitos e que foi eleito para desempenhar seu mandato. Se não vem sendo competente, cabe aos seus eleitores negarem-lhe a reeleição. É uma questão de educação política e cultura democrática.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário