segunda-feira, 25 de julho de 2016

O esquema de poder de Temer


Nesses 72 dias de substituição da presidenta afastada Dilma Rousseff, o vice-presidente em exercício Michel Temer vem restabelecendo a confiança dos empresários, investidores e até consumidores na recuperação da economia do Brasil, graças a um engenhoso esquema de governo que compõe o que resta da herança de Getúlio Vargas combinada com a filosofia positivista de Augusto Comte, que foi a espinha dorsal da proclamação da República do Brasil, em 1889.

No próximo dia 2 de agosto, o Plenário do Senado decidirá se o processo de impeachment da Presidenta Dilma Rousseff irá a julgamento final votando relatório a ser elaborado com base nesta fase de pronúncia em que se apresentam a produção de provas e oitivas de testemunhas. A tendência é que ocorra o julgamento final até meados de agosto e a Presidenta seja afastada definitivamente, pois nem mesmo o Partido dos Trabalhadores – PT-deseja ou acredita em sua volta.

Debeladas pelo Palácio do Planalto as arestas que poderiam atrapalhar o impeachment de Dilma Rousseff, o tecelão e timoneiro Michel Temer governa compondo-se com as lideranças herdeiras do Getulismo: No Rio de Janeiro (vice-governador em exercício Francisco Dornelles, ministro Moreira Franco (genro do genro de Getúlio, almirante Amaral Peixoto), e o novo presidente da Câmara dos Deputados, deputado Rodrigo Maia, genro de Moreira Franco (“genro do genro do genro” de Getúlio); em Minas Gerais (o ex-governador e senador tucano Aécio Neves, neto do expresidente Tancredo Neves, que foi ministro da Justiça de Getúlio) e no Rio Grande do Sul (seu ministro Chefe do Gabinete Civil, Eliseu Padilha, que é advogado,  empresário e político especialista em Política e Estratégia de governo, com vasto currículo acadêmico e parlamentar na área de transportes e profundo conhecedor do Getulismo, a ponto de ter presidido a Fundação Ulysses Guimarães,  cérebro do Partido do Movimento Democrático Brasileiro –PMDB-, que guarda a memória daquele que foi ministro da Indústria e Comércio de Getúlio Vargas.) O leitor me perdoe esse longo parágrafo cheio de parênteses, mas o Getulismo no Brasil é assim mesmo, cheio de parentes e herdeiros entre parênteses...

Quanto ao Positivismo de Augusto Comte, sob o  dístico “Ordem e Progresso” estampado na Bandeira do Brasil, ele inspirou os que proclamaram a república, em 1889, militares e civis maçons, liderados pelo marechal Deodoro da Fonseca e por Benjamim Constant Botelho de Magalhães, primeiro ministro da Guerra.

Essa influência da Maçonaria nos destinos da forma de governo do Brasil continua até hoje, e as Forças Armadas, em especial o Exército, cultuam muitos valores da filosofia comteana, que nem a Modernidade ou as correntes marxistas conseguiram extirpar. A emulação entre monarquistas e republicanos permanece no mundo inteiro, mas agora com a preocupação das duas vertentes com o surgimento de inimigo comum hodierno : A anarquia como candidata a se instalar em vários países sob a égide do terrorismo e do fundamentalismo religioso.  A anarquia de Sorel, Bakunin, Sartre... legitimada pela violência operária, social ou ideológica.

A “Operação Lava Jato”, conduzida pelo juiz Aldo Moro, veio para resgatar os valores republicanos corroídos pela corrupção e falta de ética e patriotismo na política e na administração pública, que levaram o Brasil à situação política e econômica atual, onde quase toda a cadeia sucessória dos três poderes se encontra contaminada por denúncias de práticas que colocam em cheque o funcionamento das instituições e ameaçam a democracia, agravada pelo déficit orçamentário de 170 bilhões de reais e pelo índice de 11,4 milhões de desempregados.

Anunciando que assumia sob a égide da “Ordem e Progresso”, com apoio das forças militares e civis republicanas e dos combatentes da anarquia no mundo inteiro, Michel Temer, jurista e constitucionalista conhecedor dos meandros do Judiciário e do Processo Legislativo, se prepara para consolidar, a partir de outubro, a chegada de investimentos internacionais que recolocarão o Brasil nos trilhos da normalidade. Conta para isso com a larga experiência  internacional do seu ministro da Fazenda, Francisco Meirelles.

O capital externo virá associado aos interesses da retomada do desenvolvimento do Brasil com sua inserção mais competitiva no mercado internacional, abrindo espaços para o capital externo em áreas estratégicas, a principal delas a do petróleo. A diplomacia sob a regência de José Serra trabalha nesse sentido.

Em resumo: Michel Temer governa com apoio dos herdeiros de Getúlio Vargas, do Positivismo de Augusto Comte e do ideário republicano que a Maçonaria no mundo inteiro procura resguardar (com certa cumplicidade da Monarquia) contra as investidas cada vez mais perigosas da Anarquia, estimuladas pelo Marxismo-Leninismo. Tudo de acordo com a situação do equilíbrio de poder na América...

Nenhum comentário:

Postar um comentário